Arroz de azeitonas

Arroz de azeitonas com atum

Arroz de azeitonas com atum

Já referi neste blogue a adição de azeitonas ao arroz, evitando o sal como tempero, servindo para o efeito qualquer tipo de azeitonas. Neste caso, tal como mostra a fotografia, trata-se de azeitonas meia cura, podendo assim designar-se, pois após a colheita, permanecem em água e sal, louro, limão e outros ingredientes durante mais ou menos seis meses até poderem degustar-se. As que utilizei para este prato simples de arroz curtiram três meses, e é neste estado incompleto que em meu entender melhor servem o arroz de azeitonas, concedendo-lhe um travo agreste.
Assim, em tacho relativamente largo, independentemente da quantidade de arroz, faça-se um estrugido com cebola bem picada. Junte-se uma boa quantidade de azeitonas – uma dúzia ou mais –, tendo antes o cuidado de as descaroçar. Acrescente-se também um bom ramo de salsa e deixe aloirar o estrugido.
Como em qualquer arroz, a quantidade de água a acrescentar é importante. O objetivo é que ele resulte quase seco, ligeiramente corado com uma pequena porção de colorau, quase no final da sua confeção.
O atum será de conserva a que se retirou todo o óleo.
Serve-se o arroz, o atum tal como saiu da lata e mais um raminho de salsa, bem fresca e lavada. Um pouco de tomate também não fica mal.

Comentários