FavasNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

Favas

Favas e batatas novas, em S. Lourenço


Devem aproveitar-se as batatas novas e as boas favas, enquanto duram, tenras. É uma época tão curta a das favas que apenas uma ou duas refeições deste alimento são possíveis durante um ano, a não ser que se congelem. Há quem saiba fazê-lo com mestria. Isto de congelar os alimentos tem as suas regras.
Um bom canelo (perna de porco, também chamado joelho da porca) fumado e um pedaço de carne entremeada conservada em sal, são alimentos que acompanharão as favas e as batatas. Esta carne entremeada deve demolhar de um dia para o outro.
Para condimentar: azeite, alho, vinagre e farinha.
Antecipadamente, para não sobrecarregar o fogão, coze-se muito bem o canelo. Se for servido frio, liga na perfeição com a quentura das favas e das batatas.
Vamos cozer as batatas num tacho e as favas noutro. Sendo novas, as batatas, cozem rapidamente; 15 a 20 minutos será o suficiente. As favas cozerão em 45 minutos, sensivelmente. Depois de cozidas as batatas, estas devem alourar-se numa frigideira. Assim, coloque-se a frigideira com azeite ao lume até este começar a ferver. Com cuidado, juntem-se as batatas já cozidas ao azeite a ferver. Passados dez minutos estarão louras.
Numa outra frigideira, coloque-se azeite e juntem-se pedaços pequenos da carne entremeada. Com lume forte cozinhe-se a carne no azeite. Depois de algum tempo, reduza-se para lume brando. Entretanto libertem-se as favas da água da cozedura. Convém escorrer muito bem.
Escolham-se três ou quatro dentes de alho e partam-se em pedacinhos pequeninos. Quando a entremeada estiver cozinhada no azeite, junte-se o alho partidinho. Durante não mais de um minuto deixe-se “estalar”. Em seguida juntem-se as favas já cozidas e mexa-se devagarinho.
Temos neste momento o canelo cozido e as batatas loiras, estaladiças, prontas a comer. Para finalizar a preparação das favas, falta muito pouco. Junte-se a estas um pouco de farinha para amaciá-las, continue-se a mexer devagar e acrescente-se um pouco de vinagre.
Entendemos que o sal das carnes é suficiente. Sendo assim, não acrescentámos sal às batatas nem às favas.
O repasto está pronto: as batatas estão quentinhas e estaladiças. As favas, embebidas no azeite e alho a que se juntou um pouco de farinha e vinagre, devem comer-se juntamente com as batatas e o canelo partido em pedaços.

Comentários

Enviar um comentário

Faça o seu comentário ou sugestão...

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi sem

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod