Sublimes Albufeiras em Trás-os-Montes e Alto DouroNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

Sublimes Albufeiras em Trás-os-Montes e Alto Douro

Barragens de produção de energia elétrica que fazem as grandes represas

Lugar da Lagoa, Serra do Gerês

É no norte de Portugal onde se situam as mais importantes albufeiras do país, concretamente na região transmontano-duriense, com um número significativo de barragens, muitas delas de grande dimensão, e importantes na produção de energia elétrica, como são os casos do Alto Rabagão, Venda Nova e do Alto Lindoso, esta implantada no Parque Nacional da Peneda-Gerês – zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes. A este propósito, refere-se neste artigo a maravilhosa Serra do Gerês que, apesar de inóspita a partir de determinada altitude, se reveste de uma beleza extraordinária com as suas linhas do horizonte desenhadas por pedras de granito, moldadas pela natureza e feitas imagens e silhuetas, podendo observar-se de perto a quem se atreve a subir a serra até ao lugar da “Lagoa”, representada na imagem pela pintura a óleo sobre tela, do mesmo autor deste pequeno texto.

A Barragem do Alto Rabagão, mais conhecida por Barragem dos Pisões, situa-se no rio Rabagão, no Município de Montalegre, Distrito de Vila Real. Nas margens da albufeira dos Pisões, alguns restaurantes podem facilmente encontrar-se, onde o cozido à barrosã, uma das especialidades principais, poderá degustar-se, para quem por estas paragens viaja ou passeia, entre as épocas do Natal e da Quaresma.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod...

São Lourenço

Olá, São Lourenço! São Lourenço, Diácono e Mártir, figura de fé e coragem, nasceu em 225, em terras que hoje fazem parte do Reino de Espanha. Conhecido, em espanhol, pelo nome San Lorenzo, viveu uma vida dedicada à Igreja e ao serviço cristão. O seu martírio ocorreu em Roma, a 10 de agosto de 258, sendo por isso celebrado nesse dia. Reconhecido como um dos primeiros diáconos da Igreja Romana, permaneceu na memória dos fiéis pela sua bravura diante da perseguição aos cristãos. Foi condenado à morte e queimado vivo sobre uma grelha, um sofrimento que se tornou símbolo da sua resistência e fé inabaláveis. Por essa razão, as representações de São Lourenço mostram-no, frequentemente, segurando uma Bíblia, e ao lado da grelha que marcou o seu martírio. Em sua honra, numerosas igrejas assumem o seu nome, assim como várias localidades, entre elas São Lourenço de Ribapinhão. Douro! Olá, São Lourenço! São Lourenço de Ribapinhão, Sabrosa A freguesia de São...