Vídeo realizado com imagens de Inteligência ArtificialNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

Vídeo realizado com imagens de Inteligência Artificial

Réplica, com imagens de IA, da ida à serra do Gerês, em 1985

Foi criado um vídeo no canal NetBila do YouTube sobre uma pequena expedição à serra do Gerês, com algumas – poucas – imagens que, apesar de tudo, são verdadeiras, mas com fraca qualidade. A acompanhar essas imagens, um relato desse passeio, dessa odisseia, no ano de 1985, foi escrito texto elucidativo e dito nesse mesmo vídeo.

Cavalos Selvagens na Serra do Gerês


Entretanto, dando conta, de facto, do número reduzido de imagens, decidiu-se criar um conjunto de outras imagens, desta vez com o auxílio de plataformas de Inteligência Artificial, em número suficientemente grande, capaz de fazer jus à descrição feita da ida a um dos pontos mais altos da serra do Gerês, por dois amigos.

O trabalho é exaustivo, pois exige descrição suficientemente concreta das características, pelo menos das principais, nomeadamente as que se referem à realidade, à meteorologia, à estação a que diz respeito determinada cena, o solo e a qualidade dos granitos que cobrem a serra em referência, a luminosidade, e outros ínfimos pormenores. Mesmo com descrições minuciosas, é por diversas vezes frustrante a não obtenção exata do que se pretende. As tentativas várias são, deste modo, necessárias, para que se alcance o melhor possível objetivos pretendidos.

Assim, está esse vídeo neste momento em preparação, que é, como se disse acima, uma réplica, com imagens de IA, da ida à serra do Gerês, em 1985. Será brevemente publicado no canal NetBila do YouTube.

Entretanto, aqui se menciona o link para o vídeo original com o título “Serra do Gerês: de Cabril à Lagoa!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod...

Feiras de Fumeiro 2026, em Trás-os-Montes

Feiras de Fumeiro e Outros Sabores 2026 Deste tempo em que o Natal vem ainda um pouco longe, pensam já, contudo, especialmente os feirantes e apreciadores do fumeiro transmontano e de outros sabores típicos dessa região que é Trás-os-Montes , nas datas da realização das Feiras de Fumeiro e Outros Sabores da estação fria de inverno. Este blogue, o NetBila’News, apresenta neste pequeno artigo a informação sobre as referidas feiras: - XXVIII Feira Gastronómica do Porco , em Boticas : 8 a 11 de janeiro de 2026; - 35ª Feira de Fumeiro e do Presunto , em Montalegre : 22 a 25 de janeiro de 2026; - 46ª Feira do Fumeiro de Vinhais , em Vinhais : 5 a 8 de fevereiro de 2026; - XXVII Festival de Sabores Mirandeses , em Miranda do Douro : 13 a 15 de fevereiro de 2026.