Fumeiro Transmontano
A região de Trás-os-Montes, no norte de Portugal, é conhecida pela preservação dos costumes, nomeadamente a que respeita às tradições e diversidade gastronómica. Uma das especialidades mais importantes desta região, especialmente durante o inverno, é o fumeiro, que tem como origem principal a necessidade, desde tempos remotos, da preservação das carnes, como é o caso da carne de porco, constituindo uma das atividades das famílias: a criação e a confeção do fumeiro ― uma tradição antiga que tem sido passada de geração em geração, e continua a ser uma parte importante da cultura gastronómica de Trás-os-Montes.
A carne de porco é cuidadosamente selecionada, salgada e depois pendurada para secar, ao fumo. A carne defumada pode ser consumida de várias maneiras: ou como petisco, ou como ingrediente principal em pratos tradicionais. São bem conhecidos os cozidos à transmontana ou cozido à barrosã, muito semelhantes entre si. Estes e outros cozidos são confecionados com as diversas carnes: orelheira, beiça, o canelo, o redenho, e as diferentes variedades de fumeiro, a que se juntam as batatas cozidas e as couves, os espigos, ou ainda os grelos, que nesta altura do ano ― em janeiro e fevereiro ― existem em boas quantidades nos quintais dos transmontanos.
Durante o inverno, principalmente a partir dos primeiros dias de janeiro, e até ao Carnaval, as feiras de fumeiro são um evento comum em Trás-os-Montes. Nestas feiras, os produtores locais vendem as suas carnes defumadas, que são muito apreciadas pelos visitantes, oriundos não só da região, mas também de outras regiões limítrofes, e de regiões espanholas junto à fronteira. As feiras de fumeiro são uma excelente oportunidade para provar as inúmeras variedades de fumeiro, como a alheira, a chouriça, salpicão, presunto.
Neste vídeo, através de um conjunto de imagens obtidas de plataformas de inteligência artificial, dá-se continuidade à divulgação da importância das feiras de fumeiro transmontanas, fazendo-se referência a tais eventos, que são, em simultâneo, formas de expressão cultural, juntando-se-lhes grupos de folclore, gaiteiros e pauliteiros.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...