Saborosas carnes fumadas do porco bísaro,
não faltando o butelo, acompanhados com casulas!
Decorreu a Feira do Fumeiro de Vinhais, neste ano de 2023, até ao final do dia 12 de fevereiro, domingo.
A Feira de Fumeiro de Vinhais é a mais antiga e das mais importantes feiras de fumeiro em Portugal, realizando-se anualmente no mês de fevereiro, desde há quarenta e três anos.
A feira é conhecida, evidentemente, pela mostra e comercialização das diversas carnes do porco – o porco bísaro* que é uma espécie animal autóctone encontrada na região de Vinhais, no norte de Portugal. O porco bísaro é conhecido pela sua carne de alta qualidade, com um sabor intenso e textura macia, devido à sua alimentação natural e ao seu estilo de vida muitas vezes em liberdade. As carnes são salgadas e defumadas, e apresentadas, sobretudo na Feira do Fumeiro de Vinhais, por dezenas de criadores e produtores.
A Feira do Fumeiro de Vinhais é uma oportunidade para os visitantes experimentarem e apreciarem os sabores tradicionais da região do nordeste transmontano, e para os produtores mostrarem o importante trabalho de preservação da gastronomia tradicional.
É um importantíssimo evento para o desenvolvimento económico da comunidade local e também para a promoção do património gastronómico e cultural de Portugal.
Além das carnes fumadas propriamente ditas – orelheira, focinho, entremeada e toucinho –, também é possível encontrar na Feira do Fumeiro de Vinhais outros produtos derivados, como o presunto, e os enchidos: as alheiras, as linguiças e os salpicões, o butelo, as chouriças de sangue e o chouriço doce.
Mas a Feira do Fumeiro de Vinhais não se fica só pelas carnes do porco bísaro, expostas e vendidas em pavilhão próprio. Outros pavilhões temáticos existem nas proximidades, ligando-se confortavelmente entre si. São exemplos o pavilhão Gourmet com mostra e venda de outros produtos locais, nomeadamente os queijos de cabra e de ovelha, o mel, o pão, vinhos e azeite, entre outros; o pavilhão das tasquinhas; e o pavilhão de artesanato e pintura!
São, também, aliás, como outras feiras de fumeiro transmontanas, e não apenas a de Vinhais, momentos festivos com programas variados e bem delineados, ressaltando as animações constantes de grupos musicais populares, percorrendo os diversos pavilhões, potenciando a alegria dos transmontanos e de todos quantos visitam a região!
Pelas ligações em baixo, poderá o leitor deste pequeno artigo, aceder ao canal NetBila no YouTube e constatar, através de um vídeo com a duração de 16 minutos e meio, e outro com a duração de pouco mais de sete minutos, a animação da Feira do Fumeiro de Vinhais 2023, no dia 10 de fevereiro.
https://www.youtube.com/watch?v=i1DKXjE0tlA
https://www.youtube.com/watch?v=Ps2x-DvuuJM
Butelo: enchido grosso, feito com carne e ossos partidos do espinhaço e das costelas do porco, envoltos na bexiga ou no bucho do animal.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...