Tchico pede ajuda a NanicoNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

Tchico pede ajuda a Nanico

O Tchico pede ajuda ao seu amigo Nanico


A estória passa-se, pelo menos por enquanto, na aldeia do Cimo do Monte, onde pouco mais há que fragas e arrascalheiros.


Nanico será uma boa escolha para constituir uma certa sociedade. Pelo menos em relação aos negócios, assim julga o Tchico - figura de considerável esperteza daqueles montes - Nanico sempre foi uma boa amizade, e as trocas que com ele efetuou deram resultados positivos.
Na aldeia do cimo do monte, onde apenas um estabelecimento comercial demonstra a sua existência, com o bom vinho de pasto e as sandes de chouriço demolhado em azeite, dois personagens desse lugar costumam tomar assento a uma das mesas carcomidas pelas humidades e andanças do tempo, entre o postigo e a única porta de entrada para o estabelecimento.

Lugar do Cimo do Monte


Pelas madrugadas de todas as segundas-feiras, vindos nunca ninguém sabe donde, fazem questão de discutir o que têm para discutir, acompanhados do mesmo vinho de pasto, e além das tais sandes de chouriço, umas boas dúzias de azeitonas salgadas que puxam a molhar o bico fazem parte dos encontros entre os dois e ajudam ao desenvolver das falas e das ideias.
O dono do estabelecimento, ou tasca, como queiram chamar, conhece bem os seus clientes e sabe das suas preferências. No caso destes – o Tchico e o Nanico – desde há muito que os seus prazeres vão para o amaciamento das azeitonas com o azeite das planícies que suportam os montes em redor, e dois dentes de alho cortado muito miudinho a saltearem aquela mistura.
É notória a desenvoltura da conversa pelos temas discutidos em favor do empreendimento que o Tchico, conhecido por Tchico da Cagalheta, pretende levar por diante, com a ajuda do seu amigo Nanico.
– Ó Tchico, contas? – pergunta com autoridade, o Nanico.
– Contas é comigo. Faço de tudo. De somar, de subtrair e até "d’ir e vir".
"D’ir e vir", entendeu o Tchico que seriam aquelas que tinham a ver com a distribuição dos lucros, como assim procedem as negociatas civilizadas. Mas em relação a essas contas esquisitas que não vêm no rol das matemáticas, Tchico não terá alcançado o verdadeiro significado da expressão. Nanico não é daqueles que se deixam enganar ou influenciar facilmente, apesar do seu semblante às vezes patético, podendo indiciar uma certa ingenuidade.
A reunião continuou com bastante entusiasmo e até finura, tratados que foram os pontos principais, com duas malgas de azeitonas esvaziadas e o dobro de canecas de igual modo.
– Sabes, Nanico, sim, sim, eu bem sei que sabes, que nós aqui, no cimo do monte, não temos mais que fragas e arrascalheiros, por isso, sendo tu, tal como eu, um tipo ambicioso, estou convencido que me ajudarás neste empreendimento, e com respeito aos lucros, se é isso que te mexe o pensamento, não te deixarei ficar mal.
– Olha, vamos andando que é dia, e o dono da tasca que anda com um ar esquisito quer encerrar e precisa dormir.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi sem

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod