Pedido de ajuda ao recoNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

Pedido de ajuda ao reco

Novo encontro na mesa entre o postigo e a única porta de entrada da tasca do lugar do Cimo do Monte

Combinações sobre o empreendimento e solicitação ao Tchico e ao Nanico, para ajuda ao reco do Ti Zé!

Passada uma semana desde a última vez na tasca da aldeia do Cimo do Monte, Tchico e Nanico juntaram-se novamente na mesa que se encontra entre o postigo e a única porta de entrada do estabelecimento.

Pedido de ajuda ao reco


Começaram então os dois a fazer uma espécie de retrospetiva a respeito das palrações da semana anterior, acerca do tal empreendimento que, segundo consta, terá a ver com cagalhetas ou algo parecido. O que é certo, de facto, é que o Tchico, como já informámos, é conhecido pelo Tchico da cagalheta.
Neste sentido, os dois homens entreolharam-se e interrogaram-se:
– Como é que os patrícios da aldeia já sabem mais que nós? Talvez alguém tenha dado com a língua nos dentes: ou o dono da tasca, ou então alguém mal-intencionado que tenha escutado a conversa do lado de fora do postigo.
– Chiça, mas, as noites já estão frias e isso não será muito provável.
Entretanto, enquanto se questionavam, e quando iam debruçar-se sobre o tema que têm para tratar e combinar, chega o proprietário da tasca com duas malgas de azeitonas embebidas em azeite e alho picado, mais duas canecas de meio litro carregadas do bom tinto, ponto de honra do estabelecimento do lugar do Cimo do Monte.
Antes que se expressassem outras presunções, Nanico adiantou-se na palavra, exclamando em tom grosso e expectante:
– Vem com ar de caso, ó Ti Zé!
Sem perder tempo, o Zé, o dono do estabelecimento, diz-lhes que a patroa, assim de repente, combinou já a data da preparação do fumeiro, com a rapariga que costuma ajudá-la no corte e “introlhamento” das carnes.
A rapariga de que vos falo, por acaso tem o nome da avó materna que se chamava Eufrásia, que já era o nome da madrinha da avó, e que pertenceria lá à aristocracia, como afirmam os mais velhos do lugar do Cimo do Monte.
Então, como a Eufrásia é possuidora de boas qualidades, é muito requisitada nesta altura do ano, sobretudo quando se trata de ajudar às carnes e ao fumeiro.
– E foi por isso – disse-lhes o Ti Zé – que me vejo obrigado, assim em cima da hora, a pedir-vos compreensão e que aceiteis na ajuda ao reco, já daqui a três dias.
O Tchico, num rompante, visto que a Eufrásia faria parte da empreitada, sem hesitações, respondeu prontamente por ele e pelo amigo:
– Ó Ti Zé, não se preocupe, carago! Eu e aqui o meu sócio lá estaremos, para aguentar o bicho.
O Ti Zé muito lhes agradeceu, dizendo que esta primeira rodada seria por conta da casa.
De modo que a conversa continuou naturalmente animada, mantendo-se o Ti Zé mais tempo do que o habitual junto dos comparsas!


Nota: a palavra "introlhamento" não existe no dicionário de Língua Portuguesa. Contudo, existe a palavra "trolha" que, em Trás-os-Montes, pode também significar utensílio afunilado por onde se introduz a carne nos enchidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi sem

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod