Avançar para o conteúdo principal

Restaurante Churrasqueira Convívio

Restaurante, em Saudel, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão


Aproveitando reunião familiar, decidiu-se sossegar a hora de almoço no Restaurante Churrasqueira Convívio, em Saudel, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, mesmo ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Saúde. Precedendo a refeição, no terraço do restaurante com belíssima vista sobre o Santuário, encontros espontâneos com conterrâneos ocorreram amistosos e aprazíveis de sinceras amabilidades.
Sabemos que a relatividade dos gostos sempre condiciona e molda opiniões. Pela parte que me tocou, antes ainda de umas ótimas castanhas assadas, provenientes de um souto mesmo ali ao lado, um churrasquinho caseiro perfeitamente condimentado e rodeado de uma saborosa batata frita, loirinha e seca, veio a calhar. Um copo ou dois do vinho servido, bem tinto, como apreciámos, aprimorou lembranças e histórias daquele lugar que se expressaram entusiásticas. E não se julgue o desconhecido: uma boa porção de queijo, acompanhada de uma substancial talhada de marmelada, “soube que nem canja”. Realço o modo simpático com que fomos recebidos pela proprietária do restaurante, D. Cristina, e por sua mãe Laurinda, presenteando-nos com uma animada conversa, e não só!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caminhos de Vilar Celas

Caminhos de Vilar Celas, Carvalhada, Saudel, e xailes de serrubeque !

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi sem