Avançar para o conteúdo principal

Palavras Cruzadas – "Cabral" de Rui Spranger


«Se falarmos em literatura transmontana, são vários os nomes que nos vêm imediatamente à cabeça – Miguel Torga, Guerra Junqueiro, Trindade Coelho... – mas há um apelido que nos surge várias vezes – Cabral: António, A.M. Pires e Rui. A Apuro investigou e criou uma dramaturgia cénica que atravessa a vida e a obra destes três autores. 
Direção artística e interpretação: Rui Spranger
Interpretação e composições musicais: Blandino e Rui David
Montagens vídeo: Hugo Valter Moutinho
Espetáculo inserido no projeto “Palavras Cruzadas”, um ciclo de programação em rede desenvolvido em parceria pelos municípios de Vila Real, Sabrosa e Bragança e a Fundação da Casa de Mateus.»

Este vídeo é de um espectador, talvez um conjunto de imagens sem sentido cronológico, despretensioso, mesmo assim carinhosamente realizado, apesar dos parcos meios tecnológicos ao dispor.

Ocorreu este evento cultural, dia 29 de setembro de 2021, pelas 21h30, no Jardim da Carreira, em Vila Real.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Souto Maior

Souto Maior é uma linda aldeia transmontano-duriense do concelho de Sabrosa, situada entre a vila sede de concelho e a aldeia de S. Lourenço de Ribapinhão.

Encontro

E N C O N T R O Uma relação à distância ocorria debaixo de uma modesta normalidade, como se o sol e o resto dos astros conhecidos ali tivessem permanecido com regularidade, a transmitirem como coisas banais os raios de luz de sempre, sombras e contrastes. De igual para igual, as dimensões, também elas regulares, tornavam-se estabelecidas premissas, dando à consciência contas de acontecimentos naturais nas vidas comuns e na minha própria. Pelo quotidiano percorrem-se caminhos que caracterizo de uma agradável fluidez, mas, de modo espontâneo, surgem traços na paisagem, nada esclarecendo, pelo menos à primeira vista, até porque as atenções ocupam diversos lugares sem que tenham a capacidade de os remexer pelas gavetas da memória. Posicionam-se disformes, perfazendo conjuntos dirigidos para o alto dos nossos olhos, conseguindo despertar-me e despertar-nos com o passar do tempo, como se este existisse só, até ao fim. Três ramos dirigem-se para a l

As Maias

Imagens obtidas na freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, concelho de Sabrosa, em 3 de maio de 2021. Todos os anos, neste mês, vestem-se os montes de amarelo, resultado das flores das gestas, ou giestas! Jorge Lage relata no seu livro "As Maias entre Mitos e Crenças" diversas tradições sobre as Maias que advêm de tempos remotos, perdurando ainda na atualidade!