Batatas a murro, simplesmente
![]() |
Batatas a murro |
No artigo deste blogue “Bacalhau assado”, de dezembro de 2019, é referido esse prato tão gostoso e tão apreciado por todos quantos gostam desse tal, oriundo das águas frias do Norte. Esse artigo surge do reparo a determinado “bacalhau assado com batatas a murro”, sem que se mencione o lugar onde foi por quatro amigos mal degustado, em respeito pelas razões que possam ter justificado e terão levado alguém a cozinhar com tão fraca qualidade, respeito também, e sobretudo, por todos os restaurantes que nesta crise sanitária tantas dificuldades têm passado os seus proprietários e empregados.
Mas não se confunda a data onde o mal-amanhado foi ingerido, pois pandemia não existia e os convívios ocorriam numa normalidade, tão desejada neste tempo.
De modo nenhum serve esta introdução para repetir o desabafo, mas pura e simplesmente despertar as atenções a umas boas batatas a murro, mesmo sem outro acompanhamento, a não ser o bom azeite e o bom alho picado.
Lave muito bem as batatas e assa-as, com a casca. No fim da assadura, coloque num tacho largo uma boa porção de azeite e uns dentes de alho picado. Deixe estalar o alho e, uma a uma, após o tal murro em cada batata, ou seja, leve espremedela com uma das mãos, socorrendo-se de um pano para não se queimar, ofereça cada uma delas suavemente ao interior do tacho, preparado que está o azeite quente e o alho. Sal, de preferência grosso, deverá lançar-se de uma assentada, sobre as batatas. Em seguida, sem colocar o testo, dê duas ou três viradas, segurando com firmeza o tacho, de modo a que o azeite e o alho se envolvam nas batatas. Tradicionalmente, são acompanhadas de um bom bacalhau assado na brasa. Mas, se nunca experimentou, faça-o com carne assada, também na brasa, ou então, coma as batatas a murro, simplesmente, sem bacalhau e sem carne, apenas com o azeite e o alho estalado. Uma delícia!
Evidentemente, não esquecerá um pouco de vinho tinto..., e, por falar em vinho, diz que vinho, mas num vieram!
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...