Património arqueológico da freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão
![]() |
Mamoa de Madorras, Arcã, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão |
Situa-se na freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão grande parte do património arqueológico, referente ao megalitismo (Neolítico Final – Bronze Final). Assim, no sítio das Madorras, em Arcã, uma impressionante mamoa, com cerca de trinta metros de diâmetro, revelou, na escavação de 1983-1989, espólio constituído por materiais cerâmicos, lâminas em sílex, contas de colar em xisto, ídolos e numerosos moventes e dormente de moinhos manuais (cf. Huet. B. Gonçalves, in ob. cit).
Outras mamoas da freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão: mamoa 2 das Madorras (Arcã), mamoa da Praina das Moutinhas, mamoas 1 e 2, do Salve Jorge (Arcã), mamoas 1, 2 e 3, da Seara Velha, no lugar da Seara Velha, e mamoa da serra das cebolas (Vilar de Celas).
Também na área da freguesia de S. Lourenço se situa o cemitério das Touças (Vilar de Celas), com sepulturas talhadas em blocos graníticos datadas dos séculos X e XI. (cf. Mário Barroca, cit. in Contribuições para o Inventário Arqueológico do Concelho de Sabrosa, de António A. Huet B. Gonçaves).
Informação recolhida da Monografia do Concelho de Sabrosa "SABROSA da Pré-História à Actualidade", da autoria de A. M. Rocha Soares e edição do Município de Sabrosa.
Claro que na imagem está o que resta de uma enorme Anta... Não sendo arqueólogo, são as evidências que falam. Abraço Fernando.
ResponderEliminarOlá, Jorge, obrigado pelo seu comentário. Vale a pena, no entanto, observar outras perspetivas do mesmo monumento, inseridas neste blogue!
Eliminar