O Pulsar do País RealNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

O Pulsar do País Real

Portugal adveio de um processo fraternal
por Barroso da Fonte


Por Barroso da Fonte, foi escrito este texto, e enviado ao NetBila, no dia 24 de Junho de 2011, data em que se completaram 883 anos da Batalha de S. Mamede, travada em Guimarães, após um processo quase ensaiado 268 antes.
Ou seja: Portugal adveio de um processo fraternal que povos ancestrais foram preparando para que a emancipação se transformasse com quietude e naturalidade.
Em 868 deu-se a reconquista cristã, com Vímara Peres a ser designado primeiro titular daquela porção de terreno que ocupava a parte poente do Império Asturo-Galaico-Leonês.
Onde desagua o Rio Douro existia uma povoação conhecida por Cale que tinha influência fulcral para a entrada e saída daqueles que viviam do mar e pretendiam sossegar em terra firme, ou que, vivendo em terra, utilizavam o mar para viagens mais distantes.
Desse movimento de entradas e saídas nasceu o Portus de Cale que daria Portuscale e mais tarde Portugal.
Sete foram os titulares desse Condado que entre Vímara Peres e Nuno Mendes, neto da Mumadona Dias, desempenharam a chefia dessa zona geográfica que tinha a sede entre Gaia e Porto, ou mais propriamente, a parte que mais cedo se desenvolveu e tinha o epicentro onde se situa a Sé do Porto. Mais tarde, transformou-se esse porto em porta de entrada e de saída dos inimigos da religião católica, motivos suficientes para a sede do condado se retirar para Guimarães, zona do interior que passara a dispor de estruturas de defesa, tarefa que coube a Mumadona, mulher de Hermenegildo Gonçalves, um dos mais dinâmicos e perseverantes condes galegos.
Em 1061, o seu neto e substituto, Nuno Mendes, querendo expandir-se e emancipar-se, travou guerra com o rei Garcia da qual saiu vencido e morto. Acabou aí o primeiro Condado Portugalense e Afonso VI, de Leão reagrupou todo o antigo Império Asturo-Leonês.
Mas em 1096 Afonso VI casa a filha Teresa com o Conde D. Henrique e, em dote de casamento, reabilita o antigo Condado doando-o ao Conde que, ao tornarem-se independentes na figura do filho D. Afonso Henriques, na Batalha de S. Mamede, passariam à História como primeiros Condes Portugueses.
O Conde D. Henrique terá falecido em 1114 ou em 1112. Diz a tradição que quando ele faleceu o filho teria entre 2 a 3 anos. E esta dúvida, que nunca foi desvendada, tem contribuído para muitas complicações e polémicas históricas.
Seja como for, com a morte do Conde D. Henrique, D. Teresa amantizou-se com Fernão Peres de Trava. E o filho não gostou porque ela e o padrasto puxavam o Condado, de novo, para a Galiza, ao contrário do filho que pretendia tornar-se independente. Eis a razão por que se travou, em Guimarães, junto ao Castelo, onde o Infante habitava, a Batalha de S. Mamede. O Filho saiu vitorioso.
E não mais parou até 6 de Dezembro de 1185, ano da sua morte. Em 1143, o primo, Rei de Espanha, reconheceu a Independência desse Condado com o nome de Portugal. A Santa Sé, só fez esse reconhecimento em 1179.
As fronteiras do país que hoje somos levaram anos a clarificar. Sempre «hermanos», mas nunca satisfeitos com as guerrilhas entre espanhóis e portugueses, ainda hoje celebramos datas decisivas como a Batalha de Aljubarrota, em 14 de Agosto de 1385 e o 1º De Dezembro de 1640.
A celebração mais importante é o aniversário da Batalha de S. Mamede, em 24 de Junho de 1128.
Coincidiu, anualmente, com o S. João. Se Portugal fosse um Povo culto, coerente e consensual essa data seria considerada feriado nacional e não apenas um feriado em Guimarães. Em Braga e Porto, é feriado por razões religiosas: S. João. Em Lisboa é Santo António, em 13 de Junho.
Outra data que deveria celebrar-se, nacionalmente, é o 25 de Julho, que a tradição diz ser aquele em que nasceu Afonso Henriques.
Infelizmente andamos todos a brincar com datas que nada dizem e esquecem-se aquelas que mais significado têm.
Enquanto a História se cumpre e o país envelhece, a população minga no país real, aumenta nas grandes urbes. Trás-os-Montes e todo o interior do país prospera com os poucos resistentes, nas áreas das artes e das letras. Mas desertifica-se porque a população, em meio século, reduziu-se a um terço. O último censo vai surpreender tudo e todos. E já há vozes a reclamarem o Iberismo, como solução para salvar a velha Península Ibérica.
Em 883 anos o mundo deu muitas voltas. Portugal é dos mais velhos do mundo. Nasceu pequeno mas fez-se grande. Chegou a ser o maior Império do planeta. Depois do Tratado de Tordesilhas, entrou em recessão. Somos hoje um país quase falido, descontente pela saudade do passado. Temeroso pelo medo ao futuro.
Vamos, 883 anos depois, recomeçar de uma falência quase consumada. Seremos dignos se imitarmos os nossos avoengos. Seremos indignos se não dermos as mãos em prol do ressurgimento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi sem

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod