Capela de Nossa Senhora da Saúde, Saudel, S. Lourenço
![]() |
Capela de Nossa Senhora da Saúde, na atualidade |
Memórias Paroquiais de 1721
"Nesta Capela (de Nossa Senhora da Saúde) foi erigida de antigo tempo uma Irmandade de Nossa Senhora da Saúde, orago da mesma Capela, que vulgarmente se chama de Nossa Senhora de Saudel, dando-lhe o nome do lugar, a qual tem seus estatutos confirmados pelo ordinário, e jubileu por bula apostólica, tem ao presente 400 irmãos. Costuma festejar-se a 8 de Setembro (sic), dia em que a ela concorre um grande número de gente desde a véspera até ao sol posto do dia; e pelo decurso do ano é muito frequentada de romagens, principalmente de doentes, porque junto desta capela está uma fonte de cantaria, com seu tanque, em que discorrem dois canos de água em quantidade em que se tomam banhos, e sara muita gente de sezões, e outros achaques que se reputam já incuráveis, para cujo remédio é muito frequentada, e tem particular virtude para meninos enfermos de ar; e na véspera de S. Lourenço em toda a noite, se usa desses banhos, com o mesmo efeito…
Tem o dito lugar de S. Lourenço algumas casas nobres; os lavradores são espertos, vestem pano de saragoça e andam calçados, e são dados ao trabalho da lavoura, e as famílias nobres são dos apelidos de Botelho, Sá, Pimentel, Lucena e Teixeira."
Texto retirado da Monografia do Concelho de Sabrosa "SABROSA da Pré-História à Actualidade", da autoria de A. M. Rocha Soares.
Não entendi a data de 8 de Setembro porque a data da grande romaria é sim 8/9 de Agosto e não como refere o texto.
ResponderEliminarJoão: o artigo em referência é, segundo o autor da Monografia do concelho de Sabrosa, uma transcrição exata de documentos oficiais da Igreja "Memórias Paroquiais de 1721". Os festejos na atualidade ocorrem efetivamente nos dias 7, 8 e 9 de agosto, o que não significará que assim sempre tenha sido.
EliminarA expressão (sic), inscrita logo a seguir à data que contesta, será um advérbio latino que significa "assim". É usado, normalmente entre parênteses, para indicar que o que foi citado corresponde a uma reprodução exacta. Ou seja, a data de 8 de setembro não resulta de um lapso, sendo, isso sim o que estará escrito no documento oficial. Poderá dizer-se, contudo, que será um erro do próprio documento oficial? Quem saberá?
Talvez A. M. Rocha Soares, autor da Monografia onde consta este texto, possa dar a sua opinião.