S. Lourenço de Ribapinhão, concelho de Sabrosa
![]() |
Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Saudel, S. Lourenço |
Até 31 de Dezembro de 1853, a freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão estava integrada no concelho de Vilar de Maçada, passando então a fazer parte do concelho de Alijó.
A partir de 2 de Outubro de 1855, a freguesia de S. Lourenço passou a integrar o actual concelho de Sabrosa.
No lugar do Vale das Gatas desenvolveu-se até ao início dos anos 80 do século XX, intensa actividade mineira, que já vinha dos anos 30 daquele século.
A concorrência internacional na exploração e comércio do volfrâmio, sobretudo da parte da República Popular da China, levou ao fecho das minas do Vale das Gatas e ao drama social do desemprego que afectou muitas famílias do concelho, designadamente das freguesias de S. Lourenço e Souto Maior.
A freguesia de S. Lourenço, constituída pelos lugares da Arcã, Delegada, Paredes, Saudel, S. Lourenço de Riba Pinhão, Vale das Gatas e Vilar de Celas, é uma das mais ricas do concelho em vestígios arqueológicos.
Actualmente, as Casas solarengas dos Pinheiros e a dos Sarmentos, ambas com capela e brasão, revelam as antigas nobrezas de S. Lourenço.
A igreja paroquial denuncia a sua origem românica pelos modilhões e porta lateral.
A grande romaria da Senhora da Saúde, nos dias 7, 8 e 9 de Agosto, no lugar de Saudel, é a romaria por excelência de todo o concelho de Sabrosa.
Não deixa de ser surpreendente o aglomerado de pessoas que aos milhares se concentram no recinto da Senhora da Saúde e vêm à lembrança as quadras antigas:
Oh Senhora da Saúde!
Que dais aos vossos romeiros?
Dou água da minha fonte,
Sombra dos meus castanheiros!
Oh Senhora da Saúde!
Senhora tão pequenina!
Quando vai benzer a água,
Vai feita numa pombinha!
Texto retirado da Monografia do Concelho de Sabrosa "SABROSA da Pré-História à Actualidade", da autoria de A. M. Rocha Soares e edição do Município de Sabrosa.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...