Apontamento Histórico de MirandelaNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

Apontamento Histórico de Mirandela

Apontamento Histórico de Mirandela
Nota explicativa de Jorge Golias

Enviado por Jorge Lage

Rua Luciano Cordeiro, Mirandela (vista parcial)
Rua Luciano Cordeiro, Mirandela (vista parcial)

(...) O facto de as ossadas se encontrarem fora das muralhas do castelo e, portanto, ser estranho haver construções ali, deve-se ao facto de, em 1518, já não haver castelo de pé (O Padre Ernesto Sales, in Mirandela-Apontamentos Históricos, no Vol I, pág.49, escreve:

«No começo do séc. XVI já nada restava do castelo, e pouco das muralhas que foram traçadas para defesa da vila»).

Com efeito o castelo de Mirandela, tardio, talvez o último de Portugal, dos primeiros anos de 1300, foi o primeiro a desaparecer. D. Dinis quis prendar a sua amante, D. Branca Lourenço, doando-lhe Mirandela, e protegendo-a com um roqueiro que, quando acabou de ser construído, não fazia falta nenhuma. Primeiro porque a vila esteve sempre fora das incursões espanholas e segundo porque, depois de Aljubarrota (1385) deixou de ter qualquer préstimo, potencial que fosse. A pedra das muralhas foi aproveitada para muitas construções de casas de moradores e solares dos morgados. Há ruas como a da Ponte (Luciano Cordeiro), S. Cosme e Rosário (a mais comprida rua medieval) em que a muralha foi aproveitada como parede exterior do casario.
Acresce ainda referir que nestes primeiros anos do séc. XIV estava em finais de reconstrução a ponte romana (assente em fundações e talhares da arquitectura do Lacio). Tal significa que aquela zona da vila era a mais frequentada, trabalhando ali toda a equipa de construção.
Se depois da datação dos corpos encontrados se constatar que há vários do mesmo ano ou anos juntos, pode concluir-se que tal facto se deverá à peste negra que grassou nesses anos do reinado de D. Manuel.

(Pela verdade histórica, Jorge Golias é autor desta nota)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi sem

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod