O antigo refeitório no Vale das GatasNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

O antigo refeitório no Vale das Gatas

Um espaço amplo servia de refeitório no Vale das Gatas


O Vale das Gatas, lugar da freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão onde se explorou durante largos anos o volfrâmio, foi o tema de conversa com o Eduardo Vilela, em 9 de outubro de 2020, conversa que gravei em vídeo, encontrando-se este disponível na ligação abaixo.
Contou-nos o Eduardo, natural da Delgada, lugar da mesma freguesia, alguns pormenores interessantes da vida de trabalho dos mineiros e outros trabalhadores e trabalhadoras que faziam pela vida na exploração mineira do Vale das Gatas.

Eduardo Vilela, junto ao antigo refeitório do Vale das Gatas

Um dos pormenores interessantes que relatou o Eduardo foi acerca do refeitório que acabou por, mais tarde, ter funcionalidades diferentes daquela que certamente levou à sua construção. Ali, num espaço enorme, eram realizados convívios e bailaricos, principalmente aos domingos. Sessões de cinema ocorriam nesse grande salão, que me lembre, aí pelo final dos anos sessenta do século XX, com projeções de filmes clássicos, a preto e branco, evidentemente. As condições para a projeção e a tecnologia usada eram relativamente precárias, mas mais que suficientes para divertir toda a gente, adultos e crianças que não tinham acesso a salas de cinema modernas.
Aquele espaço amplo, contudo, foi idealizado para servir de refeitório aos trabalhadores mineiros que de outras paragens acorriam ao Vale das Gatas. Em tempo de guerra, no auge da exploração do volfrâmio, a maior parte desses trabalhadores vinham das suas terras, sem as famílias, recorrendo assim às refeições servidas no refeitório, socorrendo-se também dos dormitórios onde pernoitavam. 
Lembra-nos o Eduardo que, em determinada época, o minério era de tal modo procurado que três turnos de trabalhadores asseguravam a sua extração em enormes quantidades. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi sem

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod