Mateus, Vila Real

O Solar de Mateus


É na freguesia de Mateus, concelho de Vila Real, onde existe um dos mais notáveis monumentos da aristocracia portuguesa – o Solar de Mateus – que deu o nome e ilustra o rótulo de uma das marcas de vinho mais conhecidas do mundo – o Mateus Rosé –, exportado para muitos países. É a empresa Sogrape a responsável pela comercialização destes vinhos de mesa, não tendo, hoje, o Mateus Rosé, nada a ver com o Palácio de Mateus.

Portão de entrada para o Solar de Mateus

No século XVIII, António Botelho Mourão, avô do morgado de Mateus, mandou construir O Palácio de Mateus. Atribui-se o projecto arquitetónico a Nicolau Nasoni, sendo a obra testemunho do período barroco em Portugal.
O Solar de Mateus, ex-libris do distrito de Vila Real, é hoje uma fundação onde são realizadas várias actividades culturais. Situada a cinco quilómetros da cidade de Vila Real, a freguesia de Mateus sempre gozou de uma situação geográfica privilegiada. Atraídas pela fertilidade dos solos, algumas famílias abastadas estabeleceram-se ali. São visíveis algumas casas brasonadas que, entretanto, foram integradas nas propriedades do Palácio. Cereais, vinho e azeite são as principais culturas da terra.

Comentários