Empadão, neste caso de sobras de carnes
Sempre numa perspetiva de simplicidade e para que ninguém passe fome, aqui vai mais uma receita para uma refeição de almoço que, não sendo improvisada, é, contudo, confecionada com alguns restos de comida de anteriores refeições, que é conveniente aproveitar e não desperdiçar.
Então, dentro do frigorífico, o que há de sobejo de outros dias que possa ser aproveitado para o almoço?
Carne de vitela, do nispo, já refogada e condimentada, umas lascas de presunto que restaram de uma merenda e umas rodelas de chouriço escondidas num dos recantos do frigorífico.
Com estes ingredientes sobrados, confecionaremos um empadão, se houver batatas em casa. E há, por acaso, há! As batatas deverão ser de boa qualidade, brancas. Num tacho suficientemente grande e largo, dependendo dos convidados, evidentemente, e após o aparo dos tubérculos, coloquem-se nesse recipiente com água já a ferver ou quase.
Entretanto, coloque-se em outro tacho uma cebola cortada aos pedaços, uns dentes de alho esmagados, tudo mergulhado numa boa porção de azeite, dependendo do gosto.

Pique-se a carne, o presunto e o chouriço, colocando-se esta mistura dentro do tacho do refogado quando este estiver no ponto, com a cebola loira ou mais que isso. Junte-se um pouco de água e vinagre balsâmico. Algumas ervas podem acrescentar-se e um raminho de salsa cortada aos bocadinhos, pimenta, piri-píri e, já na fase final, um pouco de colorau.
Agora, é só esmagar as batatas com uma colher de pau se não tiver à mão outros utensílios mais sofisticados. Aos poucos, vá juntando leite e dois pedaços de manteiga com sal. A propósito de sal, este não será necessário, pois a carne, o presunto e o chouriço possuem já sal suficiente, mas, mais uma vez, o gosto manda.
Numa travessa apropriada para entrar no forno, faça uma cama de puré. Sobre esta cama, coloque o picado refogado e, por sua vez, por cima do picado, uma nova cama de puré. Por cima, com um ovo batido, pincele a superfície do empadão, que vai ao forno a uma temperatura alta. Aguarde uns minutos e bom apetite!
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...