Também os pequenos lugares irradiam beleza neste Douro maravilhoso!
Covelinhas
Quem visita o São Leonardo de Galafura, miradouro situado muito próximo da aldeia de Galafura, pertencente ao concelho do Peso da Régua, como, aliás, fizemos referência em artigo anterior, poderá, tendo tempo para isso, visitar um outro lugar da mesma freguesia, a União das Freguesias de Galafura e Covelinhas. Covelinhas é essa aldeia que destacamos hoje neste texto. Dista do miradouro de São Leonardo de Galafura seis quilómetros e situa-se na base do monte que sustenta no alto aquele miradouro. Para lá chegar, basta entrar no centro da aldeia de Galafura e daí seguir as indicações.
![]() |
Covelinhas, em primeiro plano, e na outra margem do rio a Folgosa (Clique na imagem para visualizá-la em maior tamanho) |
Como disse, vá com tempo, pois esses seis quilómetros deverão ser feitos com muitos cuidados. A estrada é estreita e os declives por onde passa são muito inclinados. Mesmo assim, aqui e ali, poderá parar o seu automóvel e desfrutar das lindas paisagens em direção ao rio Douro, captando belas fotografias.
Estando já próximo de Covelinhas, a aldeia vislumbra-se de um alto, frente ao rio Douro, com uma pequena enseada, como se mostra na foto captada em 17 de outubro de 2020. Na margem esquerda, pode observar-se a Folgosa, aldeia do concelho de Armamar, distrito de Viseu. O cenário é incrivelmente maravilhoso.
Depois de passar o centro da aldeia de Covelinhas, encontra-se a estação de caminho de ferro, permitindo viajar para o Porto, ou em sentido contrário para o Pocinho. Daquela estação pode ainda continuar-se em automóvel para a Régua, do mesmo modo através de uma estrada estreita.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...