No mesmo trilho, a Mamoa de Madorras
O Trilho de S. Martinho de Anta é um percurso pedestre, recuperado de antigos caminhos por onde andou vezes sem conta Miguel Torga, e mantido em honra do escritor.
É um percurso circular que começa em S. Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa, terra natal de Miguel Torga, em direção à Arcã, aldeia serrana pertencente à freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, do mesmo concelho, onde poderá observar-se uma linda e antiga fonte de águas refrescantes.
![]() |
Arcã, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, concelho de Sabrosa |
O caminho leva-nos à Mamoa de Madorras, em Vilar de Celas, outra aldeia, muito pequena, também pertencente à freguesia de S. Lourenço, e à aldeia da Garganta, pertencente à freguesia de S. Martinho. No regresso encontramos o Santuário de Nossa Senhora da Azinheira.
A Mamoa de Madorras conserva vestígios de pinturas e gravuras em alguns dos seus esteios, símbolo máximo do Megalitismo em Sabrosa. A preocupação com a vida para além da morte levou os homens pré-históricos a construírem estes dólmens ou antas reservados à deposição dos corpos ou restos ósseos de um número restrito de indivíduos.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...