Santa Marta de Penaguião, vila do Alto Douro
Diz a lenda que a origem de Santa Marta de Penaguião, vila do Alto Douro, sede de concelho do distrito de Vila Real, tem a ver com Santa Marta, padroeira da Região Demarcada do Douro.
![]() |
Um aspeto do centro da vila de Santa Marta de Penaguião |
Um dia, um conde de origem francesa mandou incendiar uma capela branca em honra de Santa Marta. Depois de ter cometido tal sacrilégio, apareceu-lhe a Santa que o castigou, mandando-o plantar uma vinha e trabalhá-la durante um ano. Envergonhado e com remorsos, trabalhou arduamente para cumprir a sua pena. Na vindima, contente naturalmente com a colheita que conseguiu, ofereceu à Santa todas as uvas – fruto daquele ano de trabalho –, em sinal de arrependimento.
Esse conde, de nome Guillon, terá sido o primeiro na região a cultivar uma vinha. Esta lenda terá dado o nome à vila que é hoje Santa Marta de Penaguião que resulta da junção das palavras "Santa Marta", a "pena" a que o conde foi submetido e "Guião", derivado de "Guillon".
Informação recolhida do livro "Artisaga" - Roteiro Turístico do Distrito de Vila Real, edição da Nervir - Associação Empresarial
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...