Breves considerações sobre o vale do rio Douro
O rio Douro apresenta características específicas notáveis que fazem dele um lugar muito especial para visitar e apreciar, incluindo a sua própria história. Por exemplo, a sua nascente, situada algures na Sierra de Urbion, Espanha, só foi descoberta na primeira metade do século XX.
Nas suas margens, a cultura da vinha dá origem a vinhos de excelência reconhecidos internacionalmente, sendo o Vinho do Porto o mais afamado. A região demarcada do Douro, criada no século XVIII, é a mais antiga do mundo.
![]() |
Rio Douro: próximo da Foz do Sabor, Torre de Moncorvo |
Na foz do rio Douro, duas cidades, Vila Nova de Gaia e Porto, mais conhecida esta no estrangeiro, acolhem desde o início da existência desta região demarcada grande parte das suas colheitas – o vinho que nos grandes armazéns da zona ribeirinha de Gaia é submetido ao processo de envelhecimento.
As barragens construídas ao longo do rio, para além da sua importância na produção energética, são essenciais para a sua navegabilidade.
Desde a foz até à fronteira com Espanha, o rio Douro transmite aos turistas inesperadas sensações, despertadas pelas paisagens deslumbrantes das suas margens.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...