De Vila Real à Senhora da Saúde

Senhora da Saúde, Saudel, S. Lourenço, Sabrosa


Chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Saudel, S. Lourenço

Pelo menos até aos anos sessenta do século XX, era habitual muitos dos habitantes da cidade de Vila Real e localidades próximas, dirigirem-se, a pé, até à Senhora da Saúde – Santuário de Nossa Senhora da Saúde –, em Saudel, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, concelho de Sabrosa.
Por alturas da romaria em honra de Nossa Senhora da Saúde que se realizava e ainda se realiza nos dias 7, 8 e 9 de agosto, acorriam àquele santuário centenas de forasteiros que, normalmente, aí permaneciam durante os três dias em que decorriam as festividades. O caminho que percorriam as gentes de Vila Real começava em Mateus, seguia pela Raia, Lage, Mouçós, Pena de Amigo, Magarelos, Gache, Vilar de Celas e Saudel – pequena aldeia onde se situa o Santuário de Nossa Senhora da Saúde.
Do mesmo modo, as gentes da freguesia de S. Lourenço, iam e vinham a Vila Real no mesmo dia, também a pé, percorrendo os mesmos caminhos no dia de Santo António e das festas anuais da cidade de Vila Real.
Este percurso pode hoje, de certa maneira, efetuar-se, apesar de estarem alguns dos caminhos irreconhecíveis por causa da vegetação que os ocupa. Por essa razão, pequenos desvios deverão ser feitos, existindo, no entanto, uma rede de estradas estreitas, mas alcatroadas, que ligam as várias localidades serranas, podendo facilitar na descoberta desses percursos antigos.

Comentários