Passear no Douro, em cruzeiro
Principalmente nos meses de verão, são já muitos os barcos que sobem e descem o rio Douro, pertencentes a empresas portuguesas e estrangeiras que se dedicam ao transporte e alojamento turístico. De facto, alguns desses barcos têm capacidade hoteleira e fazem percursos desde Vila Nova de Gaia até Barca d'Alva, durante sete dias. São passeios muito bonitos e repousantes, pois os turistas dispõem de todo o conforto e bem-estar em quartos suficientemente grandes com casa de banho privativa, cada um deles com varanda, permitindo a observação cómoda das margens e da paisagem duriense. Os cruzeiros nestes luxuosos barcos são maioritariamente ocupados por turistas estrangeiros naturalmente com boa capacidade financeira.
![]() |
Cruzeiros no rio Douro |
As empresas de cruzeiros no Douro disponibilizam para o mesmo percurso diferentes alternativas: viagem de ida e volta a partir do cais de Gaia até ao Pocinho ou Barca de Alva; viagem só de ida no barco com regresso de comboio; saídas em diferentes pontos do percurso com visitas guiadas a caves de vinhos e Quintas, a locais históricos e aldeias preservadas; e cruzeiros houve e haverá ainda em que uma das saídas do barco é uma excursão de um dia a Salamanca, em Espanha.
Há também viagens mais em conta, de um dia apenas, por exemplo, em cruzeiros minimamente confortáveis, incluindo pequeno almoço, aperitivo e almoço, com serviço de bar permanente. As partidas podem fazer-se de Gaia ou da Régua com a opção de comboio. Refira-se que a viagem de comboio para o regresso à Régua ou ao Porto é especialmente interessante mas que, a partir de meados de setembro e principalmente no mês de outubro, esta viagem é feita já de noite ficando deste modo os turistas privados de apreciarem as vistas.
Em vários pontos do rio Douro, como no Pinhão ou na Régua ou mesmo no Porto e em Gaia, pequenos barcos disponibilizam passeios curtos de uma ou duas horas para grupos reduzidos.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...