Vila Real: o que se come

Pratos tradicionais e doces


Vila Real tem como especialidades as sopas, a vitela e o cabrito assados com arroz de forno, as tripas aos molhos, os covilhetes, a posta maronesa, o joelho da porca, a bola de carne e diversos enchidos. O vila-realense teve sempre o gosto da boa mesa, adotando como suas algumas especialidades de outros locais, como os pratos de bacalhau, o cozido à portuguesa, os milhos, etc.

Pitos de Santa Luzia

No campo da pastelaria, o destaque vai para os pastéis de toucinho ou cristas de galo e os pastéis de Santa Clara, conventuais, as tigelinhas de laranja, os pitos de Santa Luzia, os cavacórios e bexigas, e os santórios. Destaque também para uma especialidade de confeitaria: as ganchas.
Como principais industriais de pastelaria e salgados tradicionais, para além de alguns produtores particulares com grande fama local, refiram-se: Casa Lapão, Pastelaria Nova Pompeia, Pastelaria Gomes e Pastelaria Tosta Fina.
Em matéria de vinhos, são de referir os vinhos do Douro (finos, designação regional do Vinho do Porto, e de mesa) e os de Trás-os-Montes. Vila Real dá imagem, através da Casa de Mateus, ao mais conhecido vinho de mesa português, o Mateus Rosé.

Comentários