O monte da Senhora da Piedade, Mondim de Basto

O monte da Senhora da Piedade,
por Costa Pereira


Capela de Nossa Senhora da Piedade



Tomei a liberdade de fazer pequeníssimas alterações à notícia que Costa Pereira enviou para o NetBila, em 2015, relativamente à recuperação de um dos lugares mais bonitos de Mondim de Basto. Cinco anos depois, penso de todo o interesse assinalar o lugar para todos(as) quantos(as) desejem visitá-lo, confirmando ou não o trabalho que terá sido desenvolvido na sua preservação.
 
Capela de Nossa Senhora da Piedade - São Cristóvão de Mondim de Basto

"É dos sítios mais belos que São Cristóvão de Mondim de Basto tem de seu, para mostrar ao forasteiro que se fique apenas pela vila. Ali, numa colina das traseiras da igreja paroquial donde se colhe uma sedutora panorâmica de todo o amplo espaço que envolve o Tâmega, o Cabril e o Bouro, fica a linda capela consagrada a Nossa Senhora da Piedade.
A Junta de Freguesia empenhada no manter aquele relevo paisagístico devidamente zelado e atraente fez aos habitantes da vila, no princípio do ano de 2015, um apelo que viu concretizado pela ajuda dos mondinenses.
Assim se dirigiu a Junta aos seus fregueses: tragam tesoura de poda, sachola, pá, vassoura de arame, serra, escada, picareta e luva. A junta dá o mata-bicho (lanche).
«Valorizar o monte da Senhora da Piedade» foi uma iniciativa dedicada à valorização deste Monte, motivando a sociedade, promovendo hábitos para a sensibilização de estilos de vida mais saudáveis e ambientes mais atrativos. 
Decorreu a primeira edição no dia 21 de março de 2015, com a colaboração do Corpo Nacional de Escutas 1237 e o Conselho Económico Paroquial de Mondim de Basto. 
Pretendeu-se que os cidadãos desta freguesia aderissem a esta ação e dedicassem um pouco do seu tempo na valorização da sua localidade."

Comentários