Capela de Guadalupe
O "Roteiro Arqueológico e Artístico do Concelho de Vila Real" é da autoria de João Parente. De um modo claro, conciso, João Parente apresenta num pequeno livro textos precisos sobre o património arqueológico e artístico do concelho de Vila Real e imagens expressivas desse património, tudo muito bem enquadrado e esquematizado com os mapas respetivos dos lugares e diversos monumentos e seus pormenores, proporcionando o autor uma consulta rápida, numa leitura simples e culturalmente enriquecedora.
Do livro "Roteiro Arqueológico e Artístico do Concelho de Vila Real" de João Parente (textos e fotografias) e mapas de Leonor Ribeiro, com produção de Mediana - Sociedade Gestora de Imagem e Comunicação, retirámos um excerto "Capela de Guadalupe" transcrito a seguir:
![]() |
Roteiro Arqueológico e Artístico do Concelho de Vila Real |
«É um templo do último quartel de século XV. A circunstância de ter sempre escassez de meios conservou-lhe a beleza e a unidade primitivas. O conjunto é românico. Mas a porta da fachada principal e o arco cruzeiro já pertencem ao gótico. A cor um tanto rósea do granito, realçada por coloridos líquenes, a abundância de siglas e a elegante cachorrada, dão ao conjunto um toque de excepcional beleza. A faixa lacrimal e os cachorros que vão de um lado ao outro dos alçados laterais e frontal, quebram-lhe a monotonia. O brasão eclesiástico exibido no exterior da parede fundeira da capela-mor parece o selo de origem, testemunhando que a obra foi mandada erigir pelo abade de Mouçós, D. Pedro de Castro, que viveu no século XVI. Mas o estilo leva-nos a atribuí-la a D. Fernão de Brito, que viveu no século XV.»
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...