Pedorido, Castelo de Paiva, na margem sul do rio Douro
Pedorido é uma aldeia sede de freguesia das nove que constituem o concelho de Castelo de Paiva, situado no distrito de Aveiro. São cinco, incluindo Pedorido, as freguesias deste concelho que, encostadas à margem sul do rio Douro, usufruem de uma paisagem deslumbrante sobre a "estrada" fluvial que transporta com barcos modernos muitos milhares de turistas desde o Porto e Vila Nova de Gaia até ao Douro Superior, fronteiriço com Espanha. São estes barcos, muitos deles com capacidade hoteleira, que os habitantes destes lugares se habituaram a observar. Não param, vão ansiosos por chegar à bela região do vinho, ao Douro moldado pela força do homem. Antigamente eram os barcos rabelos que nestas paragens aproveitavam, esses sim, para descansarem da atribulada descida por uma caudal muito mais estreito, sem barragens, até ao cais de Gaia onde descarregavam as pipas cheias de tratado (Vinho do Porto) para aí nos grandes armazéns envelhecer.
![]() |
Homenagem de Castelo de Paiva ao Mineiro do Pejão |
Noutros tempos, em Pedorido, a exploração de carvão nas Minas do Pejão dava emprego a muita gente. Sempre em laboração desde 1886, viriam a encerrar oficialmente em 1994.
A população do concelho, muito especialmente a de Pedorido e da freguesia contígua - Raiva -, não esquecerão nunca o acidente ocorrido ao início da noite, em 4 de março de 2001, na ponte de Entre-os-Rios, quando esta colapsou levando um autocarro repleto de pessoas que regressavam de um passeio e três automóveis ligeiros.
O quadro formado pelo rio Douro e pelas serras das duas margens é, de facto, muito bonito. São vários os pontos estratégicos de onde pode admirar-se a paisagem. No entanto, o mais importante é, sem dúvida o cimo do monte onde se situa o Santuário de S. Domingos da Serra.
Comentários
Enviar um comentário
Faça o seu comentário ou sugestão...