Alheiras de MirandelaNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

Alheiras de Mirandela

Alheiras de Mirandela: preparação e história, por Jorge Lage

 

Ingredientes (para 5 kg de alheiras ou 30 alheiras):
 
3,5 Kg pão-trigo;
1,5 Kg de carnes (de porco – presunto fresco e barriga, galinha e peru);
banha de porco e azeite;
alhos, malaguetas, sal e colorau doce.
 
Preparação:
 
Cozem-se as carnes todas juntas, com sal a gosto, alguns dentes de alho e malaguetas. Depois de cozidas deixam-se arrefecer um pouco e, com uma tesoura própria, cortam-se em pedacinhos e desfiam-se. Guarda-se o caldo (água adubada de cozer as carnes).
Entretanto, cortou-se o pão em fatias e colocou-se, em camadas, num tacho (ou caldeira) fundo.
Com a água de cozer as carnes, bem temperada e apurada, escalda-se o pão de forma a este ficar todo ensopado. Para tal, com um pau próprio, vai-se furando e introduzindo a calda. Logo que o pão fique ensopado, deixa-se a descansar um pouco a massa.
Ao lume, numa panela, põe-se o azeite e um pouco de banha a aquecer.
Sobre o pão já amolecido põem-se os alhos picadinhos e passados pela picadora. Quando o azeite, com a banha, estiver bem quente, deita-se com cuidado em cima dos alhos, que ficam assim cozidos.
Com uma colher ou pá própria revira-se a massa, e junta-se, aos poucos, o colorau passado por um passador. Vão-se depois juntando as carnes até ficarem bem misturadas. A massa está pronta para ser metida na tripa.
O enchimento faz-se com um funil próprio, sendo as tripas preparadas para este efeito: bem lavadas, e cortadas à medida que se quiser e apertadas com um fio de algodão numa ponta. Depois do enchimento aperta-se a outra ponta com o fio.
Finalmente as alheiras, já prontas, devem ficar a secar, em canas, debaixo de lume, durante algumas horas até ficarem douradas. 
 
(Receita de Teresa Sales Golias, de Mirandela).

Nota 1: O Alexandre Sales (pai da Teresa Sales Golias) conjuntamente com o Gaspar (Porqueiro – da Boavista – Leiria. Era um grande especialista a comprar porcos a olho. Não se enganava num quilo.), a Lucília Pinto (esposa do Alfredo Coelho e tia do Jerónimo Pinto), a Maria ??? (esposa do Reinaldo) e o Cristiano (do bar Cristo) criaram a empresa Topiteu (ainda hoje uma muito conceituada marca de alheiras) em 1982, sendo esta a primeira empresa industrial a fabricar alheiras. E fê-lo com o saber da Lucília Pinto, da Adelina Romoa (então já na posse do Cristiano) e da Maria ???. Daí estas três senhoras, importantes fabricantes de alheiras, serem arroladas como sócias fundadoras. A Topiteu assentou no saber e esforço de três marcas: Alheiras Adelina, Alheiras Lucília e Alheiras Probom. As Alheiras Probom foram a primeira marca em Mirandela, que a salsicharia Tobom, em diferendo judicial, obrigou a encerrar. As Alheiras Adelina foram as mais fortes no mercado. Qualquer uma delas apunha sempre, manualmente, o selo de chumbo de garantia.

Nota 2: As alheiras, em Mirandela, eram fabricadas de um modo artesanal, antes da industrialização encabeçada pela Topiteu. Assim, com 400 kg de amoado ou massa de alheiras dava para fazer 3.200 unidades, temperadas com cerca de um quilo de banha de porco e um litro de azeite. A tripa da alheira era mais estreita e, com um quilo, faziam-se 8 alheiras. Hoje, com um quilo de amoado conseguem-se 6 alheiras, porque a tripa industrial, no presente, é mais larga e vem da região indiana. A tripa artesanal era da tripa do porco e só para a lavar e raspar gastava-se um dia. As alheiras de Mirandela tiveram nos anos cinquenta e sessenta os vieiras (Vieira rico – sogro do ilustre mirandelense José Damasceno Campos e Vieira pobre). O negócio das alheiras é dos mais rentáveis em Mirandela e espero que as marcas não descurem a qualidade.

Comentários

  1. Ora aí está…
    Uma receita que queria mesmo ter, e já não me lembrava das porções
    certas, irei substituir as malaguetas por cravinho e mais alguma coisa
    lá das Índias…
    Obrigada,
    abraços e bom proveito!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Faça o seu comentário ou sugestão...

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi sem

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod