Sopa de FunchoNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

Sopa de Funcho

Receita publicada no NetBila, por Jorge Lage, em 19 de maio de 2010

Ingredientes:

1 molhinho de funcho;
1 cibo de rama de alho bravo ou, então, 2 dentes de alho;
1 cibo de cebolinho (rama de cebolas muito novas) ou, então, cebola picada;
1 batata;
1 batata-doce.

Funcho ou fiolho
Funcho ou fiolho

Preparação:

Põe-se um pinguinho de água a ferver.
Há-de levar, então, um bocadinho de rama de alho bravo e um bocadinho de cebolinho.
Depois pica-se o funcho bem picado. Se gosta bastinho, põe mais, se gosta ralinho, põe menos. O talinho (caule) tem de ser bem picadinho porque é o mais saboroso. Deita-se na água a ferver. 
Depois pica-se uma batatinha branca e uma batatinha-doce inteira. A batata-doce dá-lhe muito gosto. Põe-se inteirinha e depois desfaz-se com a concha (e garfo a amassar). E um coisinho de gordura. Pode ser azeite e quem só tenha banha põe um bocadinho. A banha põe-se logo a seguir aos funchinhos e logo que levanta fervura.
Está pronto a comer quando o funcho está bem cozidinho. Às vezes os talinhos demoram bastante tempo a cozer.

(Receita, por nós adaptada, de Silvina da Conceição (1908 a 2004), de S. Mateus – Madalena – ilha do Pico - Açores e cedida pela etnóloga Teresa Perdigão (Caldas da Rainha).

Nota 1: O «Funcho» é uma erva endémica que nasce no concelho de Mirandela junto aos barrancos e bordas dos lameiros e que chamamos «Fiolho» (ver livro Mirandelês). Entre nós era mais usual cozer o fiolho com chicharros, acompanhado com uns pimentos e tomates de conserva, retirados da caçoula do vinagre.
Nota 2: Quando não há rama de alho bravo, põe-se um dente ou dois de alho. O alho bravo dá-se durante quase todo o ano (no Pico), porém, nos meses de Verão é mais difícil de encontrar. 
Nota 3: O cebolinho, segundo a terminologia local, é a rama da cebola, ainda muito nova. A cebola picadinha pode substituir o cebolinho quando a cebola já está criada e já não tem rama nova e fresca.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod...

Feiras de Fumeiro 2026, em Trás-os-Montes

Feiras de Fumeiro e Outros Sabores 2026 Deste tempo em que o Natal vem ainda um pouco longe, pensam já, contudo, especialmente os feirantes e apreciadores do fumeiro transmontano e de outros sabores típicos dessa região que é Trás-os-Montes , nas datas da realização das Feiras de Fumeiro e Outros Sabores da estação fria de inverno. Este blogue, o NetBila’News, apresenta neste pequeno artigo a informação sobre as referidas feiras: - XXVIII Feira Gastronómica do Porco , em Boticas : 8 a 11 de janeiro de 2026; - 35ª Feira de Fumeiro e do Presunto , em Montalegre : 22 a 25 de janeiro de 2026; - 46ª Feira do Fumeiro de Vinhais , em Vinhais : 5 a 8 de fevereiro de 2026; - XXVII Festival de Sabores Mirandeses , em Miranda do Douro : 13 a 15 de fevereiro de 2026.