O volfrâmio no Vale das GatasNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

O volfrâmio no Vale das Gatas

Pequenas pedras ricas de volfrâmio

No documento de resposta a um inquérito com data de março de 1758, o pároco da freguesia de São Lourenço de Ribapinhão  Padre Seraphim Alvares , quando mencionou os lugares pertencentes à freguesia, não se referiu ao lugar de "Vale das Gatas", apenas aos lugares de: "Sam Lourenço", "Saudel", "Delgada", "Arcam", "Villar de Sellas" e "Paredes do Pinhão". Por isso, só muito mais tarde, a designação terá surgido, não se sabendo ao certo a origem deste nome para aquele lugar: "Vale das Gatas". Talvez por ali circulassem muitas gatas e naturalmente gatos. De modo que esta designação causa alguma estranheza pois a expressão sugere simplesmente o animal felino, sendo certo que esta palavra  felino  além de gato ou a ele relativo significa também "traiçoeiro", "fingido", "cruel", "pérfido". Sendo assim, facilmente poderá continuar a especular-se sobre a designação daquele lugar: "Vale dos Traiçoeiros", "Vale dos Fingidos"? Não, certamente que não. Aliás é bem bonito o nome "Vale das Gatas" e, seja como for, é assim que a povoação das minas é conhecida.
Não só do subsolo daquele lugar da freguesia de S. Lourenço se extraía o minério, como popularmente se dizia quando se explorava o volfrâmio, mas também da superfície onde, ainda hoje, continuam evidentes vestígios, autênticos buracos, uns maiores que outros, assim deixados muitas vezes pelos donos das terras que, apesar da condição de proprietários, estavam proibidos de explorar o minério, tanto no solo como no subsolo. Este trabalho, quantas vezes levado a cabo pela calada da noite, era assaz perigoso, pois, a defender os interesses da companhia mineira, oficialmente constituída segundo a lei e que possuía a concessão de uma vasta área de território, existiam os guardas que, escondidos nos arbustos, detinham quem ousasse transgredir a "lei".
Evidentemente que os donos de pequenos terrenos e matas, e outros não sendo donos de nada teriam feito, com êxito, muitas incursões às matas da freguesia, levando consigo apenas alguns sacos de serapilheira para o transporte das pedras negras de volfrâmio. Mas na simples passagem por um qualquer caminho poderia vislumbrar-se, mesmo à superfície, uma ou mais pedras do precioso minério e, aí, a improvisação era regra. Conta-se que à falta de melhor para guardar uns quilogramas de volfrâmio, as ceroulas eram despidas, servindo de sacos, atando-se na parte inferior.
A imagem fotográfica acima mostra duas pequenas pedras ricas de volfrâmio, recolhidas algures no Vale das Gatas ou em qualquer sítio da freguesia de S. Lourenço, na década de 1950.

Clique na imagem para melhor observação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi sem

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod