A pisa das uvas NetBila'News Avançar para o conteúdo principal

A pisa das uvas

Ganhar a "meia-noite"

Na região transmontano-duriense, a que melhor conheço, mas também noutras regiões, a pisa tradicional das uvas, após a sua colheita, era dos trabalhos mais importantes para uma boa fermentação e consequente preparação do bom vinho. Ainda hoje, em algumas Quintas, também com fins turísticos, uma pequena parte do vinho faz-se por esse processo antigo. 
A pisa das uvas realizava-se tradicionalmente num lagar, por homens que, em grupos, com os braços dados uns sobre os outros, efetuavam primeiramente o “corte”, percorrendo o lagar várias vezes, até que as uvas se transformassem num líquido vinícola espesso. Este procedimento inicial, mais organizado e responsável, exigia bastante esforço. De seguida, o trabalho tornava-se mais ligeiro, pois os pisadores podiam agora percorrer o lagar de modo aleatório e mais soltos, iniciando-se alguns jogos adequados àquele ambiente festivo, durando cada sessão quatro horas. Além dos jogos, como por exemplo a cabra-cega, algumas partidas eram pregadas aos mais incautos e muitas histórias e “músicas” eram contadas. Tudo isto após uma bucha de aconchego (pequena refeição ligeira), normalmente servida pelo dono das uvas, a meio tempo da lagarada. Havia mesmo quem abonasse comida mais substancial num prato, seguro numa das mãos, o garfo na outra, sempre a circular. A “copaça” que se atestava uma, duas ou mais vezes, pousava-se num dos muretes do lagar e, por via da boa disposição que tudo isso causava, ocorria com alguma frequência, um ou outro encharcar-se no mosto, auxiliado muitas vezes por despercebida ombrada de um qualquer finório, entendido nestas andaduras. 
O trabalho das lagaradas era normalmente realizado à noite, das 20:00 às 24:00 horas. Durante o dia, era feita a vindima e depois da janta, ganhava-se a meia-noite. Após uma jornada de trabalho, mais quatro horitas extraordinárias davam jeito a muita gente. Outros havia que, em vez de trabalharem, preferiam andar de lagar em lagar, observando e satisfazendo curiosidades e participando de igual modo nas brincadeiras. Alguns vinicultores que antigamente não se conheciam por tal designação, mal dormidos e preocupados com a debilidade da fermentação e a fraqueza do seu lagar, decidiam pela sabedoria dos anos que uma "coça" suplementar seria absolutamente necessária. Assim, toca a chamar com urgência os lagareiros, fosse a que horas fosse. Esta solicitação era sempre satisfeita – o mesmo que acudir a uma desgraça –, não devendo ligar-se ao exagero das palavras.
A imagem composta para este artigo mostra um aspeto de uma lagarada, precisamente na altura do "corte", não devendo, contudo, confundir-se com o cancã, dança ritmada francesa, muito em voga na década de 1840, nos cabarés parisienses como o Moulin Rouge, em que as bailarinas com as suas vestes coloridas e esvoaçantes, levantavam acrobaticamente as pernas e sacudiam as saias, exibindo elegantemente as ligas das meias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi sem

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod