Senhora da RibeiraNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

Senhora da Ribeira

Senhora da Ribeira, Carrazeda de Ansiães (Douro Superior)

A Senhora da Ribeira é uma pequena aldeia que em finais da década de 1990 era praticamente desabitada e a maior parte das suas poucas casas estavam já a degradar-se. Apenas uma ou duas mostravam alguma qualidade no seu aspeto. Outra ainda, de construção recente, em xisto, apresentava-se solitária, servindo certamente para ser ocupada em fins de semana ou em férias.
Contudo, neste pequeno lugar encostado ao rio Douro na sua margem norte, a montante da barragem da Valeira, foi recuperada uma das suas habitações e aumentada para se transformar num restaurante que, penso, ainda existirá. Um dos pratos fortes e mais bem servidos era o cabrito grelhado na brasa.
Num pequeno morro sobranceiro à aldeia encontra-se a capela da Senhora da Ribeira de onde se observa uma paisagem deslumbrante! Será um dos pontos mais belos da região do Douro e que é conhecido principalmente por quem passa no rio em cruzeiros turísticos. No entanto, para absorver todo o esplendor, torna-se necessário aceder àquele lugar por estrada.
Como chegar à Senhora da Ribeira? O principal ponto de referência para nos ajudar a alcançar a aldeia é Carrazeda de Ansiães, vila sede de concelho do distrito de Bragança a que pertence a Senhora da Ribeira. Aí, em Carrazeda, facilmente se encontra a estrada, em direção ao rio Douro, para sul. Antes de chegar ao rio, num percurso mais ou menos sinuoso de dezasseis quilómetros e em alguns troços com acentuados declives, encontram-se duas aldeias: Selores e Seixo de Ansiães, sede da freguesia a que pertence a Senhora da Ribeira.
A imagem é de um quadro a óleo da Senhora da Ribeira, numa visão romanceada, inserido em artigo do ARTEAZUL'ATELIER, em arteazul.net, podendo ali ser melhor observado.

Quadro a óleo "Senhora da Ribeira"

Quinta do Vesúvio, Douro Superior, defronte à Senhora da Ribeira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com Delfim da Silva Monteiro, nas Paredes

Número de telefone para contactar o Sr. Delfim: 969179420 No lugar das Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão, o encontro espontâneo com Delfim da Silva Monteiro que, em tempos, me contou a lenda de Nossa Senhora das Candeias. Neste vídeo, em linguagem simples, muito expressiva, refere as curas que consegue a quem o procura, através da invocação de Nossa Senhora da Saúde!

Lenda da Nossa Senhora das Candeias

Paredes, freguesia de S. Lourenço de Ribapinhão Numa bela noite, 2 de fevereiro, ia um caminheiro com os seus dois cavalos carregados, que ficaram atolados naquele histórico atoleiro. Era homem de boas ideias. Pediu à Senhora das Candeias, foi ouvido e Nossa Senhora apareceu com uma candeia na mão; alumiou-o e seus cavalos desenterrou, acompanhando-o à povoação (Paredes). - Está visto que o homem tinha bom coração; diz o contador desta história - Delfim da Silva Monteiro - natural e residente naquele lugar. Era uma noite rigorosa com muita chuva e neve que apanhou desprevenido o almocreve. Nossa Senhora a esse homem disse que nada dissesse, mas ele não pôde resistir ao que viu. Foi um Milagre!  Cheio de alegria no seu coração, logo transmitiu e espalhou pela povoação. Toda a gente correu para as fragas daquele lugar, hoje conhecidas por Fragas de Nossa Senhora das Candeias, lindo lugar, digno de se visitar! - Desde esse tempo, a Senhora das Candeias das Paredes foi sem

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante

Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco» Enviado por Jorge Lage (…) Foguetes em S. Gonçalo Há festa na beira-mar! As velhas cantam de galo… Nunca é tarde p’ra casar! (…) S. Gonçalo, meu Santinho, Como tu não há nenhum! Arranja-me um maridinho Para quebrar o jejum… (…) Meu santinho, desespero, Repara na minha idade! Por favor, eu também quero O que quer a mocidade (Amadeu de Sousa – poeta popular) (…) S. Gonçalo de Amarante, Casamenteiro das velhas, Por que não casais as novas? Que mal vos fizeram elas? (…) Hás-de saltar as fogueiras À noite no arraial, Dançar com velhas gaiteiras Uma dança divinal. (João Gaspar) Quadras populares a S. Gonçalo de Amarante in «Aveiro do Vouga ao Buçaco», de Amaro Neves e outros. As festas e romarias fazem parte das festas cíclicas anuais e são precisas para a alma do povo como de pão para a boca. O povo tem remédio para tudo na Bíblia e nas tradições e saberes orais. Há santos, rezas, mezinhas e produtos do campo para tod