Confecção de Marmelada e GeleiaNetBila'News Avançar para o conteúdo principal

Confecção de Marmelada e Geleia

Degustação de uma porção de marmelo, no final da cozedura

Confecção de Marmelada

Lavaram-se muito bem os marmelos, e cortaram-se com casca aos pedacinhos, reservando os caroços para cozer e confecionar um pouco de geleia.

Pesam-se os marmelos cortados, fazendo a equivalência do peso do marmelo com o açúcar. Para não ficar demasiado doce, a um quilo de marmelo, corresponderá 500 gramas de açúcar.

Neste caso, 1800 gramas de marmelo, correspondeu 1 quilo e duzentas gramas de açúcar. Este verteu-se sobre o marmelo que entretanto está já dentro de uma panela.

Em fogo mínimo, o açúcar vai derretendo e, de vez em quando, com uma colher de pau usada só para os doces, vai-se mexendo.

Haverá uma altura em que o açúcar fica completamente derretido.

Entretanto, os caroços que se tinham reservado, como são de marmelos sãos, aproveitam-se para confecionar um pouco de geleia. Cortam-se os caroços a meio para as pevides libertarem as substâncias gelatinosas e vão cozer durante bastante tempo, inicialmente no máximo, reduzindo-se depois o lume.

Na foto, mostra-se um pouco de pedaços de marmelo, como amostra, para serem provados e degustados, retirados da panela em que estão contidos todos os pedaços de marmelo, precisamente antes de serem triturados ou desfeitos, com varinha mágica, formando uma pasta homogénea – a marmelada!

Havendo a oportunidade de degustar um pouco destes pedaços de marmelo, no ponto final de cozedura, chegar-se-á à conclusão de uma sensação gustativa extraordinária, suplantando muitas das sobremesas doces normais.

Comentários